novembro 30, 2020

Balanço do TSE: 923 urnas trocadas e instabilidades no e-Título


A movimentação foi intensa, na manhã deste domingo (15), no Distrito Federal. A capital do país não tem prefeito ou vereador, por isso, não tem votação. Porém, Brasília é a sede do Tribunal Superior Eleitoral, onde são divulgados os dados das eleições municipais de todo país.

Dois boletins foram distribuídos até meio-dia. 923 urnas foram substituídas no período da manhã, deste 1º turno das eleições 2020. A maioria das substituições, 160, ocorreu no estado de São Paulo, que é o maior colégio eleitoral do país.

Segundo o TSE, não há registro de lugares onde a votação teve que ser manual. Já quem não está em domicílio eleitoral encontrou dificuldade de justificar o voto. Por causa da pandemia de covid-19, este ano, não tem Mesas Receptoras de Justificativa – aquelas que ficam nos locais de votação.

O aplicativo e-Título é a única forma que o eleitor tem para justificar a ausência no pleito, Mas há muita reclamação. Eleitora do Rio de Janeiro, a jornalista Paula Ferreira está em Brasília, apesar das tentativas, ela ainda não justificou o voto.

“Já tentei justificar meu voto diversas vezes, desde 8h pelo o e-titulo, mas até agora não consegui. Recebo uma mensagem de que não é possível carregar os dados pra eu verificar minha internet e continuar tentando.”, diz.

Segundo a área técnica do TSE, o app está com excesso de acesso e por isso, pode haver instabilidade momentânea. Mais de 400 mil pessoas fizeram a justificativa do voto, segundo o TSE. Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, o tribunal orienta aguardar alguns minutos e fazer nova tentativa.

O boletim do TSE também trouxe informações sobre ocorrências policiais registradas após a abertura das urnas, às 7h. Foram 96 no total, que resultaram em 29 prisões, inclusive de 13 candidatos. A boca de urna foi o principal motivo das detenções, sete candidatos e nove eleitores foram flagrados pedindo votos.

*Com informações da Rádio Nacional em Brasília/EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *