janeiro 23, 2022

Bares e restaurantes estão otimistas com festas do fim do ano


Com as festas de fim de ano se aproximando e a queda de restrições para o funcionamento, bares e restaurantes estão otimistas com o retorno dos clientes e do faturamento.

Segundo a nova pesquisa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada em outubro, quase 80% dos consultados acreditam que as vendas irão aumentar até o fim de 2021.

Mas, a alta de preços dos produtos, como carne, arroz e até a energia elétrica, preocupa. Outro problema é a cerveja, que está em falta no mercado. 32% dos empresários do setor de bares e restaurantes afirmam que seguem trabalhando no prejuízo. E a maioria deles – 60% – ainda não conseguiu se adaptar para sair do vermelho. É o que aponta o líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, José Eduardo Camargo, que comenta a situação.

Gabriel Rocha, que tem um restaurante em Brasília, acredita no retorno da clientela. Mas, o cardápio do estabelecimento dele teve que ficar mais enxuto, para não repassar o custo aos frequentadores.

Além da inflação, os empresários do setor seguem preocupados com o alto nível de endividamento das empresas. Isso porque 77% dos empresários pegaram empréstimo junto ao programa Pronampe em 2020. O juro, que estava em pouco mais de 3%, agora está em 9%, por causa da indexação à taxa Selic.

*Com informações da Rádio Nacional DF 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *