janeiro 22, 2022

Cidades da região Sul têm neve e temperaturas negativas


Neve. Chuva. Temperaturas negativas. Teve tudo isso na noite dessa quarta-feira (28), em algumas cidades do Sul do país.

A neve fez a alegria de turistas e moradores de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. E não foi pouca neve não: o gelo se acumulou nas ruas e em cima de carros e telhados. As crianças se divertiram fazendo bonecos e brincando.

Na Serra Catarinense, em cidades como Lages, Bom Retiro e Urupema, também houve registro de chuva congelada e neve. As temperaturas ficaram entre 9 e 13 graus abaixo de zero, as mais baixas registradas neste ano.

E a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que o frio deve continuar, não só no Sul, mas também em cidades do Sudeste e Centro-Oeste do país. O meteorologista Olívio Bahia explica que não deve ter neve nos próximos dias, mas o frio e as geadas devem continuar. 

Além de paisagens bonitas e baixas temperaturas, o frio traz alguns perigos também. Moradores de rua, crianças e idosos são os que mais sofrem com esses efeitos negativos. Hipotermia e baixa umidade são alguns desses perigos. Olívio explica como se proteger desses desconfortos com segurança. Quem tiver qualquer dúvida ou emergência, deve ligar para defesa civil da sua cidade. 

Foto: Rádio Nacional de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *