janeiro 23, 2022

Começa Semana Lixo Zero para incentivar práticas sustentáveis no país


Nesta sexta-feira (22), começa a Semana Lixo Zero no Brasil. A mobilização quer incentivar as pessoas a adotarem práticas sustentáveis como usar sacolas ecológicas, reaproveitar materiais recicláveis e também usar a composteira – uma estrutura onde se coloca material orgânico para ser transformado em adubo.

Cidades como São Luís, no Maranhão; Cuiabá, em Mato Grosso e Santa Maria, no Rio Grande do Sul fazem parte dessa iniciativa. No Distrito Federal as ações serão realizadas pelo IFB – Instituto Federal de Brasília com palestras e oficinas que mostram soluções para o lixo doméstico.

Os brasileiros descartam 79 milhões de toneladas de lixo sólido por ano, segundo pesquisa realizada pela Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública de Resíduos Especiais, feita em 2019.

A engenheira sanitarista ambiental Paula Moletta, moradora da capital gaúcha, Porto Alegre, e embaixadora do Lixo Zero, explica que para colaborar com a causa é preciso diminuir o envio de todo esse lixo para lugares inadequados, o que prejudica o meio ambiente. Ela diz que separar o que pode ser reciclado descartando nos dias da coleta seletiva é um bom começo.

As iniciativas vão até o dia 31 de outubro. Detalhes da programação estão disponíveis no site semanalixozero.com.br. A mobilização é realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

*Com informações da Rádio Nacional DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *