outubro 25, 2020

Dia das Crianças: Brasil é o único país que comemora em 12 de outubro


12 de outubro, Dia das Crianças. Mas você sabia que nem sempre foi nessa data? Aqui no Brasil, tudo começou no 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923, que debateu a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças. No fim do ano seguinte, o presidente Arthur Bernardes instituiu o Dia das Criança em 12 de outubro. A primeira comemoração foi em 1925.

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas mudou a comemoração para 25 de março. Mas, no ano de 1960, uma promoção feita por uma fabricante de brinquedos junto com uma empresa de cosméticos levou a celebração de volta ao 12 de outubro, como conhecemos hoje: uma data mais ligada ao consumo do que aos direitos dos pequenos cidadãos.

Perguntamos a algumas crianças quais são os planos para o dia delas. Também ouvimos algumas crianças do passado. Elas contaram que não precisaram ganhar brinquedos para ter dias felizes na infância.

O Brasil é o único país que comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro. Desde 1925, muitos países celebram no dia 1º de junho o Dia Internacional da Criança. Já a ONU definiu, em 1959, o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, com a adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Mas existem tantas datas para lembrar os pequenos pelo mundo que, dependendo do país, tem comemoração quase todo mês. O único mês que não tem nenhum Dia das Crianças pelo mundo é fevereiro.

*Com informações da Rádio Nacional em Brasília/EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *