novembro 30, 2020

Em 10 anos, 59% dos estudantes do nível superior desistiram dos cursos


Entrar no ensino superior é o sonho de muita gente. Mas muitos universitários acabam desistindo dos cursos pelos mais variados motivos. Para se ter ideia, entre 2010 e 2019, 59% dos estudantes do nível superior não terminaram a graduação.

Outros 40% conseguiram concluir o curso superior. Já 1% dos estudantes permanecia no curso iniciado há uma década. Esses dados são do último Censo da Educação Superior 2019 do Ministério da Educação. O levantamento mostrou que 43% dos concluintes eram mulheres. Já os homens representavam 35%.

Além disso, 37% estavam em faculdades privadas contra 46% em instituições públicas federais. Já nas universidades públicas estaduais totalizam 52% os estudantes que terminaram a graduação entre 2010 e o ano passado.

A doutora em política social, Natália Duarte, acredita que faltam políticas para que os estudantes concluam o ensino superior. Cerca de 61% dos que tinham o FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil, e 59% dos participantes do ProUni, o Programa Universidade para Todos, obtiveram o diploma nesses 10 anos.

Em contraponto, cerca de 36% que não participavam desses programas conseguiram finalizar o curso. Natália destaca ainda que esses programas são fundamentais para a manutenção de algumas pessoas no ensino superior.

Os resultados do Censo da Educação Superior ajudam o governo federal na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas da educação superior em nosso país.

*Com informações da Rádio Nacional em Brasília/EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *