outubro 31, 2020

IBGE lança site com dados da covid-19 em todos os municípios do país


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou um painel com 24 indicadores da pandemia de coronavírus, com dados de todos os 5.570 municípios do país. 

Na plataforma www.covid19.ibge.gov.br, é possível consultar esses indicadores em mapas interativos, que permitem selecionar uma localidade e visualizar todas as informações regionais disponíveis sobre a covid-19. Foram agregados no painel dados do próprio IBGE e também da Fiocruz e do Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisadora do IBGE Aline Lopes, para cada indicador selecionado, o usuário pode visualizar não apenas a situação de um município, mas também a de localidades próximas.

Os mapas mostram informações sobre as populações mais vulneráveis à doença, como idosos e indígenas; a capacidade de resposta do sistema de saúde (medida a partir da quantidade de leitos de UTI e de profissionais disponíveis, por exemplo), e ainda os números relativos à própria evolução da doença, como os de novos registros e de casos acumulados.

A plataforma oferece ainda valores de referência para contextualizar o dado municipal e compará-lo ao estado a que a cidade pertence. A expectativa do IBGE é de que além de facilitar o acesso à informação, a plataforma possa ser consultada por gestores na hora de planejar medidas de enfrentamento à pandemia.

*Com informações da Rádio Nacional no Rio de Janeiro/EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *