outubro 31, 2020

Leilões de exploração de mineração na Amazônia devem ocorrer este ano


O governo federal deve realizar leilões para a exploração de mineração e concessão de logística e infraestrutura na Amazônia ainda neste ano. Os novos leilões estão previstos no PPI, o Programa de Parcerias e Investimentos.

Na Região Norte, há oito projetos na agenda de 2020. Entre eles, projetos minerários em áreas de pesquisa ou extração de minérios.

As áreas ofertadas, segundo o governo, não estão em unidades de conservação de proteção integral, reservas extrativistas ou terras indígenas. Também neste ano deverá ocorrer o leilão de concessão para instalação de transmissores de energia no Estado do Amazonas com um investimento total de mais de R$ 7,4 bilhões em quase 2,5 mil quilômetros de linhas de transmissão.

De acordo com o economista Thiago Caldeira, secretário de Parcerias em Transportes do PPI, apesar de atrasos ocorridos por causa da pandemia da covid-19, os projetos na região Norte estão sendo “tratados como prioritários e estratégicos”.

Além dos leilões desse ano, a maior parte dos certames deA pre concessão na região está prevista para 2021, quando devem ocorrer o leilão para a exploração, por 69 anos, da ferrovia que liga a região central do Mato Grosso ao noroeste do Pará, chamada de Ferrogão, e que servirá para escoar milho e soja.

Ainda no primeiro trimestre do próximo ano, estão previstos leilões para a concessão de rodovias e exploração do terminal de granéis no Porto de Santana, no Amapá. Já no segundo trimestre de 2021, a previsão é de conceder às empresas interessadas sete aeroportos em cinco estados da Região Norte, além do terminal pesqueiro de Manaus, no Amazonas.

*Com informações da Rádio Nacional em Brasília/EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *