janeiro 22, 2022

Pesquisa mostra que 44% das compras pela internet são por impulso


No Brasil 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, em parceria com o Sebrae.

Segundo o levantamento, os produtos e serviços mais comprados por impulso são:comidas e bebidas por delivery, moda e vestuário, itens para a casa, eletrônicos e artigos de informática.

Andréa Chaves – psicóloga e pesquisadora, explica que as compras por impulso são uma resposta comportamental, que pode querer levar a pessoa a evitar o sofrimento ou amenizar uma emoção. Ela diz que é preciso acender o alerta, quando acontece de uma maneira intensa e repetitiva.

Andrea Chavez dá algumas dicas para evitar a compra exagerada por impulso: como evitar gastos quando você estiver com seu emocional alterado, nestes casos é melhor esperar e avaliar a necessidade da compra.

Outro fator é que, muitas vezes, a compra por impulso vem acompanhada por um sentimento de arrependimento e culpa e pode gerar decepção e tristeza, além de causar sérios prejuízos financeiros. Por isso é importante planejar suas compras, e, claro, pesquisar sempre o menor preço.

A pesquisa da Confederação Nacional Lojistas aponta que 98% dos consumidores também costumam fazer pesquisa de preço antes de definir uma compra pela internet. As pesquisas ocorrem principalmente quando vão comprar celulares, eletrodomésticos e eletrônicos.

*Com informações da Rádio Nacional DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *