Governo deve liberar, por meio de MP, quase R$ 900 milhões para áreas atingidas pelas chuvas
Serão R$892 milhões em recursos federais para ações de reconstrução da infraestrutura nos municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
O anúncio da liberação dos recursos foi feito em Belo Horizonte, após o presidente Jair Bolsonaro ter feito um sobrevoo das áreas mais atingidas.
O dinheiro será liberado por meio de medida provisória, que abre crédito extraordinário em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional. Acompanhado de outros ministros, o presidente ressaltou ações conjuntas de outros ministérios também.
O balanço até agora aponta 55 mortos e cerca de 30 mil desabrigados ou desalojados só em Minas Gerais.Na região, são 123 municípios com situação de emergência reconhecida pelo governo federal.
O governador de Minas Romeu Zema, fez um balanço da situação e disse que tem priorizado a ajuda humanitária. O ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, afirmou que será criada uma força-tarefa para receber e processar os pedidos das prefeituras o mais rápido possível.
*Com informações da Rádio Nacional em Brasília