Covid-19: SP faz acordo com Sinovac para receber 46 milhões de vacinas


O governador de São Paulo, João Doria, e o vice-presidente do laboratório chinês Sinovac, Weining Meng, assinaram, nesta quarta-feira, um contrato que prevê o fornecimento de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac para o governo paulista até dezembro deste ano.

O contrato também inclui a transferência de tecnologia da vacina da Sinovac para o Instituto Butantan, o que significa que a instituição brasileira poderá começar a fabricar doses dessa vacina contra o novo coronavírus. O valor do acordo, segundo o governador, é de US$ 90 milhões.

João Doria afirmou ainda que outras 14 milhões de doses serão fornecidas pela Sinovac ao governo de São Paulo até fevereiro do ano que vem.

A ideia do governo paulista é que seja feito um acordo com o Ministério da Saúde para que essas 60 milhões de doses sejam disponibilizadas para parte dos brasileiros por meio do Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde.

Mas Doria já avisou que, caso não haja acordo em nível federal, a vacinação será voltada para a população paulista, que daí seria vacinada totalmente até março do ano que vem.

A vacina CoronaVac está na fase 3 de testes em humanos. Essa fase testa sua eficácia, e está ocorrendo no Brasil desde julho, com 13 mil voluntários da área da saúde.

De acordo com o governador, a vacinação desses voluntários deve terminar até o dia 15 de outubro. Caso os testes comprovem a eficácia da vacina, ela ainda precisa de aprovação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A expectativa do governo paulista é de que a vacinação seja iniciada no dia 15 de dezembro deste ano. Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da área de saúde.

*Com informações da Rádio Nacional/DF/EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *