Sinal vermelho para o `´tricolor de aço“ da Bahia !
Após o entristecedor descenso à “ Série B, “em dezembro último, o começo de 2022 tem sido de grandes preocupações para a imensa torcida do Esporte Clube Bahia espalhada pelos quatros cantos do nosso planeta.
O ano de 2021 teve um lado positivo para o esquadrão tricolor soteropolitano que conquistou, com méritos, a “ Copa do Nordeste. `´ Caso contrário, seria um ano para ser esquecido, completamente, pelos torcedores do `´ time que nasceu para vencer. “
Os erros dos últimos anos estão sendo repetidos, sendo contratados jogadores de qualidade técnica duvidosa e sem amor à camisa gloriosa da maior glória do futebol nordestino.
Estamos no dia 10 de fevereiro e o time do Bahia continua praticando um futebol de qualidade insatisfatória. Duas derrotas seguidas (em competições diferentes) começam a incomodar a uma torcida que não pode e nem deve aceitar as péssimas contratações das gestões do político, disfarçado de presidente, Sr. Guilherme Belintanni.
Com todo respeito aos dirigentes, jogadores e torcedores (Doce Mel, Unirb e Barcelona), tais equipes, em épocas não muito distantes, seriam goleadas pelos times poderosos do Bahia das décadas de 70, 80 e 90 sobretudo.
O elenco do Bahia é muito fraco, sendo formada uma nova equipe sem entrosamento e com jogadores praticando um futebol de qualidade sofrível. Na verdade, o pior inimigo do Bahia é ele próprio.
O nível técnico do futebol baiano é muito baixo. Bahia, na “ Série B,`´ Vitória na “ Série C,`´ estariam nivelados, sem entrosamento, às demais equipes que disputam o “ Baianão “ que virou um torneio sem muita importância para os grandes da Bahia.
Não será surpresa Bahia e Vitória ficarem de fora da fase decisiva do “ Baianão “ em curso. Se continuarem jogando um futebolzinho sem qualidade, os dois maiores da Bahia passarão por momentos cada vez mais vergonhosos.
O Bahia continua contratando jogadores de qualidade técnica muito abaixo das necessidades. Em abril, a equipe baiana estará na “ Série B “ disputada por equipes mais técnicas e bem presididas por profissionais competentes de verdade.
A crise econômica, gerada pelo descenso e pela pandemia mundial, devem ser estudadas com profissionalismo e transparência. O Bahia é uma empresa sem transparência, um barco à deriva no corrupto futebol brasileiro.
A torcida do Bahia está envergonhada e desanimada. Se não forem contratados jogadores de qualidade técnica, teremos um ano terrível e com possibilidades de descenso à “ Série C. “ Sinal vermelho para o `´ tricolor de aço “ da Bahia !
Ruy Matos: comentarista esportivo e jornalista esportivo na Região do Sisal da Bahia. Escreve para diversas mídias nacionais.