dezembro 26, 2024

O Bahia retorna à elite do futebol nacional !

Colunista Ruy Matos

Após um ano de fracassos, em diversas competições, o Esporte Clube Bahia deu a volta por cima e conquistou, merecidamente, uma das quatro vagas para a composição da “ Série A de 2023“ do outrora melhor futebol mundial. 

Finalmente, no dia 06 de novembro, em Maceió, bela capital de Alagoas, o `´ tricolor de aço “ carimbou o merecido passaporte para o promissor ano vindouro: triunfo sobre  o  CRB: 2 x 1. 

Foram trinta e oito rodadas nas quais, sem um futebol de encher os olhos da apaixonada torcida soteropolitana, o Esporte Clube Bahia manteve-se em os quatro classificados superando  as limitações de um time que está muito longe do esquadrão sonhado pela apaixonada torcida do maior do Nordeste. 

Apesar das trocas de treinadores (Guto Ferreira, Enderson Moreira e Eduardo  Barroca), além das críticas exageradas de torcedores, adversários e alguns comentaristas esportivos, cheios de comentários maliciosos e inoportunos, o Bahia soube suportar a pressão psicológica que foi fundamental para que as coisas positivas fossem adiadas para  a última rodada realizada na noite de ontem com uma importante vitória sobre o time  alagoano. 

O objetivo maior de 2022 foi cumprido: o retorno à elite dos vinte melhores clubes  do nosso gigantesco país. Em virtude da Copa do Qatar, no mês em curso, os  atletas da “ Série B“, finalizada ontem, estão em gozo de férias, tempo no qual os dirigentes  do Bahia estarão planejando as metas  para o ano de 2023. 

Sendo uma SAF, do poderoso grupo econômico dono do multimilionário  Manchester City da Inglaterra, o Bahia terá condições de formar equipes mais competitivas, partindo para sonhos mais ousados e compatíveis com a grandeza da sua equipe. 

Uma campanha, sem sombra de dúvidas, que poderia ter sido mais elogiável diante da qualidade de muitos jogadores do “ tricolor de aço “ da “ Boa Terra.

Uma campanha que merece considerável respeito: 17 vitórias, 11 empates e 10 derrotas. Além disso, o time baiano ficou com um dos melhores ataques e uma das melhores defesas da “ Série B“ mais disputada dos últimos anos. 

Hora de comemorar e aprender com os erros ao longo do ano em curso. A torcida do Bahia espera um ano de 2023 pleno de realizações e com a conquista de títulos. Devemos aprender que a melhor resposta,  para os críticos e invejosos de plantão, é: o Bahia está na “ Série A “ de 2023. No mais, tenho dito ! 

Ruy Matos: editor e presidente do A FOLHA DE NORDESTINA. Colunista do O BRASIL DIGITAL. Cronista esportivo e jornalista na Região do Sisal Baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *