Pará tem 40 cidades em estado de emergência devido à falta de chuvas
A Defesa Civil Nacional já reconheceu 40 cidades paraenses em situação de emergência por causa da estiagem e da seca, que é um período de falta de chuvas mais prolongado que a estiagem.
O município que teve o reconhecimento mais recente, na última terça (23), foi Soure, cidade de 24 mil habitantes, na ilha de Marajó. De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, os municípios em emergência podem solicitar recursos federais para atendimento da população. As ações envolvem socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.
Mas com a chegada da época de chuvas, essa situação tende a mudar. De acordo com o último Monitor de Secas, o Estado do Pará foi um dos três estados brasileiros, além da Paraíba e Rio Grande do Norte, que tiveram alguma diminuição da área com seca.
Entretanto, o Pará continua sendo a segunda unidade da federação em área total com secas no último mês, ficando atrás apenas do Amazonas. Além disso, a seca se intensificou no Pará com o registro de “seca grave” em 1% do território.
Desde novembro, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará já realizou ações para abastecer cerca de 35 aldeias de 8 comunidades indígenas, no oeste do estado, que enfrentam falta de alimentos e de água devido à estiagem.
*Com informações da Rádio Nacional – São Luis – EBC