Coronavírus: após caso confirmado, governo vai lançar campanha de esclarecimento
Nos próximos dias, o governo federal deve lançar uma campanha de esclarecimento sobre o novo coronavírus.
A decisão saiu da reunião realizada nessa quarta-feira (26), entre o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e mais oito ministros, para tratar ações de enfrentamento à síndrome respiratória, que teve um primeiro caso de infecção confirmado no Brasil.
Essa foi a primeira reunião interministerial comandada pelo novo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto. O presidente Jair Bolsonaro não participou da reunião.
O ministro Mandetta informou que ainda não há uma data de início da veiculação da campanha na mídia, mas ressaltou que será semelhante às anteriores sobre epidemias mundiais, como a da gripe H1N1.
Por enquanto, segundo o ministro, não há nenhuma mudança nas regras de circulação em portos e aeroportos do país. O governo informou que todos os estados atualizaram e enviaram ao Ministério da Saúde planos de contingência, com ações para enfrentamento à doença.
O Ministério da Saúde também realizou licitação para a compra de Equipamentos de Proteção Individual, como máscaras, para distribuir a todos os estados do país, ampliando os estoques já disponíveis.
Além de Luiz Henrique Mandetta, participaram da reunião os ministros Braga Netto,da Casa Civil, Fernando Azevedo e Silva, da Defesa, Ernesto Araújo, do Itamaraty, Sérgio Moro, da Justiça, Onyx Lorenzoni, da Cidadania, Augusto Heleno, do GSI, Tereza Cristina da Agricultura e Jorge Oliveira, da Secretaria Geral.
*Com informações da Rádio Nacional em Brasília/EBC