Covid-19: vacinas para crianças chegam na segunda quinzena de janeiro
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta segunda-feira (3), que as vacinas para crianças de 5 a 11 anos, chegam na segunda quinzena deste mês. O ministro também afirmou que o Brasil será um dos primeiros países a distribuir vacinas para essa faixa etária.
Ao menos 23 países já aprovaram ou já iniciaram a vacinação de crianças. Aqui no Brasil, no dia 16 de dezembro, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou o uso do imunizante Pfizer para o público infantil.
Já o Ministério da Saúde disse que a vacinação não deve ser obrigatória e, para a aplicação do imunizante nesta faixa etária, deve ser exigida prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis
Esse anúncio do ministro Queiroga acontece um dia depois de encerrada a consulta pública que ouviu a população e também a comunidade científica. A gente lembra aqui que, governadores de vários estados brasileiros já disseram que irão vacinar crianças sem necessidade de prescrição médica independente do resultado da consulta pública.
Nesta terça-feira (4), especialistas em imunização vão participar de uma audiência pública sobre a vacinação para discutir o documento. A decisão do governo sobre a consulta pública vai ser tomada no dia 5, quarta-feira, segundo informou o ministro Marcelo Queiroga. A versão infantil da vacina tem uma dosagem diferente da dos adultos.
*Com informações da Rádio Nacional DF