Google passará a vetar anúncio político após nova regra eleitoral do TSE
PIOR QUE TÁ NÃO FICA – O Google decidiu vetar o impulsionamento de conteúdo político nas eleições municipais de 2024, em resposta à uma Resolução que estabeleceu novas regras para essa modalidade.
A decisão, que entra em vigor em 1º de maio, significa que nenhum conteúdo de candidatos poderá ser impulsionado no Google Ads, incluindo o buscador e o YouTube.
A razão para essa medida está na impossibilidade técnica de se adaptar ao que determina o artigo 27-A da resolução 23.732 do TSE, que exige a manutenção de um repositório de anúncios político-eleitorais para acompanhamento em tempo real, além de ferramentas de consulta acessíveis.
Embora exista tecnologia para isso, é cara e há o risco de falhas que resultariam em punições do TSE. O escopo ampliado do que deve ser monitorado em caso de impulsionamento também contribuiu para a decisão do Google, que continuará veiculando publicidade governamental.
A empresa reiterou seu compromisso com a integridade das eleições, mantendo colaboração com o TSE para combater desinformação. Essa decisão marca uma mudança significativa, pois até 2017 o impulsionamento de conteúdo político-eleitoral não era permitido no Brasil.
A medida do Google reflete uma postura de precaução diante das exigências e riscos associados à nova regulamentação, seguindo exemplos semelhantes tomados em outros países.
Essa mudança terá impacto especialmente nos candidatos menos conhecidos, que agora não poderão impulsionar suas campanhas na internet como forma de alcançar eleitores.
*Com informações do Jornal O Brasil Digital