Holocausto de Auschwitz completa 75 anos
Na segunda-feira (27), será comemorado o 75º aniversário da libertação de Auschwitz, maior campo de extermínio do regime nazista de Adolf Hitler, onde mais de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas entre 1940 e 1945.
Ao todo, mais de 6 milhões de pessoas, cerca de dois terços de toda a população judia da Europa, foram executadas naquele que é considerado o maior genocídio da História.
Auschwitz é o nome de uma rede de campos de concentração/extermínio localizados no sul da Polônia operados pelo Terceiro Reich nas áreas polonesas anexadas pela Alemanha Nazista, maior símbolo do Holocausto perpetrado pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1940, o governo de Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área. A razão direta para sua construção foi o fato de que as prisões em massa de judeus, especialmente poloneses, por toda a Europa que ia sendo conquistada pelas tropas nazistas, excediam em grande número a capacidade das prisões convencionais até então existentes.
Ele foi o maior dos campos de concentração nazistas, consistindo de Auschwitz I (Stammlager, campo principal e centro administrativo do complexo); Auschwitz II–Birkenau (campo de extermínio), Auschwitz III–Monowitz, e mais 45 campos satélites.
*Com informações do Brasil Digital/Foto: EBC