Israel anuncia Spray nasal capaz de curar 100% os doentes da covid-19
O Hospital Ichilov, em Tel Aviv, Israel, conseguiu desenvolver um novo medicamento capaz de curar pacientes com coronavírus em estado grave. A nova descoberta foi divulgada após passar pelas fases de testes com pacientes.
O medicamento em uso é o Spray EXO-CD24, uma fórmula inovadora à base de exossomos enriquecidos com a proteína CD24, que é dada por aspiração direta aos pulmões para erradicar a tempestade de citocinas resultante do vírus Covid-19.
A Covid-19 apresenta dois estágios principais da doença. O primeiro estágio é semelhante ao da influenza e não requer tratamento específico, apenas cuidados de suporte. “Mesmo que as vacinas cumpram a sua função, e mesmo que nenhuma nova mutação seja produzida, ainda assim, de uma forma ou de outra, o coronavírus permanecerá conosco. Para isso, desenvolvemos um medicamento único. Um evento sem precedentes. Cerca de seis meses desde o momento em que a ideia foi concebida e a tecnologia foi inventada até ser testada pela primeira vez em humanos, na primeira fase clínica”, disse o Prof. Nadir Arber, um dos médicos e pesquisadores de destaque do hospital, a quem foi confiado o desenvolvimento do medicamento.
O medicamento é administrado por inalação, uma vez ao dia, por apenas alguns minutos, durante cinco dias. EXO-CD24 é administrado topicamente, funciona extensivamente e não tem efeitos colaterais.
“Trata-se de um medicamento avançado, que pode ser produzido com rapidez e eficiência e a um custo baixíssimo, que pode ser produzido em todas as instalações farmacêuticas do país, e em pouco tempo todo o consumo global pode ser suprido”, explica Arber.
Após recente conversa entre o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na última sexta-feira (12), para discutir a cooperação no enfrentamento da covid-19, os líderes concordaram que o Brasil participará da 3ª fase de testes do spray EXO-CD24.
“Brevemente será enviado à ANVISA o pedido de análise para uso emergencial do medicamento”, anunciou o presidente Bolsonaro no Tiwtter, nesta segunda-feira (15).
*Foto: Divulgação / Hospital Ichilov