Pesquisa aponta que 64 mil empreendedores, MEIs, cresceram na pandemia
Pesquisa da Serasa Experian mostrou que cerca de 64 mil micro empreendedores individuais conseguiram crescer e mudar de natureza jurídica, para micro ou pequena empresa ou empresa individual, ao longo de 2020. Um crescimento de 9% puxado pelo setor do comércio. Em estudo semelhante realizado em 2017, cerca de 2,7 % dos MEIs haviam crescido naquele ano.
A esteticista e vendedora de cosméticos Vanessa Machado, uma empreendedora que conseguiu crescer nesse período, conta que se reinventou na pandemia e conseguiu aumentar seu faturamento com atendimentos por whatsapp, dando dicas de como as clientes poderiam se tratar em casa.
De acordo com a pesquisa do Serasa, a maioria dos empreendedores que cresceu conseguiu se aproveitar do aumento das vendas online, durante a pandemia. Mas quase 6 milhões de empresas estão inadimplentes. Para o economista do Serasa Luiz Rabi, isso mostra que apesar do crescimento, o cenário econômico de incertezas com a persistência da pandemia ainda é uma dificuldade para o empreendedor.
No levantamento do Serasa, os micro empreendedores da região Centro Oeste foram os que mais cresceram, cerca de 10,6%; seguidos pela região Sul e Norte, 10,2%. O economista Luiz Rabi considera isso reflexo da expansão do agronegócio nesse período.
Fonte: Rádio Nacional de São Paulo