setembro 7, 2024

Primeira Visita de Milei ao Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, visitou o Brasil no último domingo (7) pela primeira vez desde que foi eleito, em um evento conservador em Camboriú, Santa Catarina.

Durante o evento, Milei fez um discurso de meia hora criticando o socialismo na América Latina, mencionando nominalmente os governos de Nestor e Cristina Kirchner na Argentina, Hugo Chávez e Nicolás Maduro na Venezuela, e Evo Morales na Bolívia. Apesar de suas críticas anteriores a Lula, Milei não mencionou o nome do presidente brasileiro em seu discurso.

Milei optou por participar da Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), em vez de comparecer à Cúpula do Mercosul no Paraguai, onde poderia ter se encontrado pela primeira vez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula e Milei, adversários políticos, nunca se reuniram, apesar das históricas parcerias entre Brasil e Argentina na América do Sul.

A visita de Milei foi oficialmente comunicada ao Itamaraty, mas ele recusou apoio do governo federal, solicitando auxílio ao governo de Santa Catarina. O governador Jorginho Melo, um dos palestrantes do evento, providenciou carros e escolta policial para Milei.

A CPAC, evento que trouxe Milei ao Brasil, é a versão brasileira do Conservative Political Action Conference dos Estados Unidos, considerado o maior fórum conservador americano. A conferência ocorreu em Camboriú durante o fim de semana, e também contou com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro, outro rival de Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *