Saiba como evitar a bronquiolite, doença respiratória que atinge crianças
Profissionais da saúde estão sendo capacitados para atuar na campanha do GDF de prevenção e combate a doenças respiratórias. O público alvo são crianças de 0 a 2 anos de idade. A principal enfermidade a ser combatida é a bronquiolite, um vírus que atinge os pequenos principalmente no período da seca.
Alguns cuidados ajudam a prevenir o contágio, como orienta a pediatra Andreia Jácomo, da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Como todo quadro viral, é muito importante a prevenção. Um cuidado com a higiene das mãos, evitar contato com aglomerados, cobertura das secreções na hora do espirro, da tosse, o álcool em gel para higienização das mãos facilita muito a diminuição da transmissão”.
De acordo com a médica, as crianças cardiopatas e prematuras correm mais risco de serem contaminadas. Andreia Jácomo explica os sintomas da doença. “Coriza, secreção, febre, mas algumas crianças podem evoluir com desconforto respiratório, que é caracterizado principalmente pelo que os pais chamam de ‘chiado no peito’. Para os médicos é o broncoespasmo”. A médica orienta a procurar uma unidade de saúde mais próxima caso haja suspeita de infecção pela virose. *Com informações da Rádio Nacional (DF) – Foto: Agência Brasil