Termos incorretos nas transmissões esportivas
Por desatenção ou por desconhecimento, grande número de narradores esportivos usam termos equivocados em jogos do ” esporte das multidões. “
São comuns as frases: “chutou para o gol “. Ninguém chuta a bola para o gol, mas chuta em direção ao equipamento chamado meta (composta por um travessão e dois postes laterais).
O gol é a entrada completa da bola na meta (ultrapassando completamente a sua linha). Portanto, os jogadores chutam a bola na direção das metas.
Outro erro comum de narração: ” bola bateu no travessão ” quando deveria dizer ” bateu no poste lateral direito ou no poste lateral esquerdo.” O travessão está na horizontal e os postes são verticais.
Lamento estar ouvindo tais coisas desde o ano de 1969, ainda de calças curtas, soteropolitano e torcedor do glorioso Esporte Clube Bahia. Um pouco mais de atenção e conhecimentos deixaria as narrações esportivas mais competentes e agradáveis. No mais, tenho dito !
Ruy Matos: comentarista esportivo de rádio e jornal. Jornalista profissional e colunista esportivo do ” O Brasil Digital. “