Vacinação da população adulta contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto
Apenas 4,2% da população de 20 a 49 anos se vacinou contra o sarampo. Entre 90 milhões de pessoas, somente 3,7 milhões foram imunizadas para a doença. Por isso, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a vacinação até 31 de agosto. A vacina é a principal medida de prevenção.
O ministério informou o envio de 4,3 milhões de doses da vacina, além do quantitativo para o atendimento de rotina. A pasta também deve adquirir 29 milhões de seringas e agulhas para apoiar os estados no andamento da vacinação.
O Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões, totalizando 5.642 casos. Em 11 estados, há circulação ativa do vírus. Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de registros confirmados de sarampo, representando 97,1% dos casos.
O sarampo é uma doença grave e de grande transmissão. Uma pessoa infectada pode contagiar até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre pelo ar ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
*Com informações da Rádio Nacional em Brasília