Vencedor do Nobel da Paz é Cristão Pentecostal
Abiy Ahmed Ali atuou para alcançar a paz no conflito entre a Etiópia e a Eritreia. O vencedor do Prêmio Nobel da Paz, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, é um cristão evangélico pentecostal, da Igreja dos Crentes no Evangelho Pleno.
A premiação foi concedida a Abiy Ahmed Ali por sua atuação para alcançar a paz no conflito entre Etiópia e a Eritreia, em uma guerra que travada que iniciou em 1998, mas as relações foram restauradas em julho de 2018.
Em comunicado, a organização destacou a atuação do primeiro-ministro para que a paz entre os dois países fosse firmada, elaborando princípios para um acordo de paz que acabasse com o impasse.
Mais de 300 personalidades haviam sido indicadas para concorrer ao prêmio, entre eles dois brasileiros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por corrupção e lavagem de dinheiro, e o líder indígena Raoni Metuktire.
Também concorriam ao prêmio de 9 milhões de coroas suecas, a ativista sueca Greta Thunberg, que ganhou notoriedade ao fazer um discurso melancólico na Organização das Nações Unidas (ONU).