julho 2, 2022

Dengue aumenta 55% no primeiro trimestre deste ano no Brasil


O Brasil registra forte aumento no número de casos de dengue. A Região Centro-Oeste lidera a taxa de incidência da doença neste início de ano.
É o que aponta o boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde. No primeiro trimestre, foram 204 mil casos de dengue – uma alta de 55% em relação ao mesmo período do ano passado.

A região com mais casos proporcionais é a Centro-Oeste, com 475 por grupo de 100 mil habitantes. Brasília é a segunda cidade com maior número de registros no país, 13 mil, atrás apenas de Goiânia, com 18 mil.

O recepcionista Álef Fernando, de 21 anos, morador da capital federal, teve dengue no final de março, pela primeira vez. O jovem acredita que a falta de cuidado em lotes próximos de sua casa contribuiu para o aumento no número do mosquito Aedes Aegypti, o causador da doença. Álef, que ainda está se recuperando, destaca os sintomas.

O médico e infectologista Antônio Bandeira chama a atenção para o quadro da dengue em todo o país. E relaciona o aumento recorde da doença no Centro-Oeste à situação climática, que alternou chuva e seca intensas. Nos três primeiros meses deste ano, a Região Norte teve a segunda maior incidência no país, enquanto o Nordeste é onde há menos registros: 39 a cada 100 mil habitantes.

*Com informações da Rádio Nacional DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.