Arthur Lira avalia que assunto voto impresso está encerrado na Câmara


O assunto voto impresso na Câmara está encerrado. Essa é avaliação do presidente da Casa, Arthur Lira, depois da votação de ontem, quando a PEC obteve 229 votos em vez dos 308 necessários. 

Arthur Lira ainda disse que pretende conversar com presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para construir uma proposta sobre o assunto. Por exemplo, aumentar o número de urnas que são sorteadas para uma auditoria antes da eleição. 

A PEC do Voto Impresso já havia sido derrotada na Comissão Especial, mas foi encaminhada ao Plenário para análise de todos os deputados por determinação de Arthur Lira. O argumento foi o de que a comissão não é deliberativa, apenas opinativa. 

Na votação em Plenário, os partidos de oposição encaminharam orientação de voto contrário. PP, PSC, PROS, PTB, Novo, Patriota e a Maioria liberaram a bancada. Apenas o Podemos e a liderança do governo orientaram o voto favorável. 

Após a votação, ainda durante a coletiva de imprensa, Arthur Lira acrescentou que o debate sobre a transparência eleitoral não deve ser dividido entre vencidos e vencedores e falou em bom senso entre os poderes para tratar do assunto.

*Fonte: Rádio Nacional de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *