Clássicos da literatura vão receber formato digital com acessibilidade


Agora grandes clássicos da literatura podem ser inclusivos, facilitando o acesso de pessoas com deficiência visual à leitura. A solicitação deve ser feita por entidades e órgãos interessados.
O pedido deve ser encaminhado por meio do Sistema Nacional de Direitos Humanos, para que seja criada uma rede, que facilite o contato de pessoas cegas e com deficiência visual aos livros inclusivos.

As obras impressas vão receber o formato digital com audio-descrição ou versão em braile impressa, que é o sistema tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Esta medida atende ao Tratado de Marraquexe, estabelecido em 2013, que estabelece o acesso de pessoas cegas, com deficiência visual e outras dificuldades a obras literárias já publicadas.

Esta novidade deve reduzir os prazos de carência para adaptação das obras, porque não depende dos autores ou das editoras para produção do material. As entidades interessadas em solicitar o serviço devem acessar o site: SHDH.MDH.GOV.BR para preencher um formulário e anexar as documentações necessárias.

*Com informações da Rádio Nacional DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *