setembro 15, 2024

Covid-19 é causa de um terço das mortes registradas em cartórios


A pandemia da covid-19 foi responsável por um terço das mortes registradas em cartórios no Brasil em 2021. De acordo com levantamento feito pela Agência Brasil, com base nos dados do Portal da Transparência do Registro Civil, lançados até a madrugada desta quinta-feira, foram notificados nos seis primeiros meses do ano, mais de 920 mil mortes, sendo que 314 mil, ou seja, quase 34% foram por covid-19.

No ano passado, 13%  dos óbitos registrados no país foram por causa do coronavírus. Dos mais de 1,46 milhão, 198 mil tiveram como causa a covid-19. E 2020 registrou cerca de 190 mil mortes a mais do que em 2019.

Para o presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro, Humberto Costa, o número de vítimas do coronavírus pode ser ainda maior, considerando as notificações por outras doenças associadas ao agravamento da covid-19. É o caso da síndrome respiratória aguda grave, que já contabiliza o dobro de mortes este ano em relação ao ano passado.

Humberto Costa, acrescenta ainda que já é perceptível nos registros o impacto da vacinação no país. Os dados do Portal da Transparência do Registro Civil desses seis primeiros meses de 2021 ainda podem sofrer alterações.

Os registros das mortes nos cartórios podem demorar 13 dias até que os dados sejam enviados à Central Nacional de Informações do Registro Civil, que atualiza a plataforma online.

Além disso, antes a família tinha 24 horas após o falecimento para registrar o óbito em cartório, mas devido a pandemia o prazo foi estendido para 15 dias.

Fonte: Rádio Nacional RJ/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *