Enchentes no RS: 78 mortes e mais de 840 mil afetados

Mais de 840 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. É o maior desastre ambiental da história do estado. 341 municípios foram atingidos pelas chuvas. O número de mortes subiu para 78, 105 pessoas estão desaparecidas, mais de 115 mil desalojadas e 18 mil estão em abrigos.
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre está fechado. Todas as operações estão suspensas até sexta-feira. O local foi evacuado e está sem acesso por via terrestre. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, as companhias Azul, Gol e Latam cancelaram os voos com origem e destino para Porto Alegre.
Quem tinha passagens marcadas está sendo comunicado sobre regras mais flexíveis para remarcação, reembolso e cancelamento. Já os aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser afetados pelas condições meteorológicas no estado.
As aulas da rede estadual voltam a partir de amanhã em nove municípios, como Uruguaiana, Osório e Erechim. Eles ficam em regiões que foram menos atingidas pelas enchentes.
Ontem, o governo do Rio Grande do Sul criou o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul.
O grupo vai cuidar das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave Pix do canal. Da última quinta-feira até domingo foram recebidos R$ 38 milhões de reais.
*Com informações da Agência Brasil / Rádio Nacional DF
NOTA ATUALIZADA DO BRASIL DIGITAL EM 10/05:
Quase 2 milhões de pessoas foram atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As chuvas afetaram 87% dos municípios. O número de mortos subiu para 106. A tragédia já deixou quase 340 mil desalojados; 70 mil estão em abrigos; e 143 desaparecidos.