Falhas cotidianas na transmissão de telefonia afeta internet em Manaus
Clientes das operadoras de telefonia em Manaus relataram novamente falhas na transmissão e instabilidade nos serviços de telefonia na última semana. Problemas na prestação de serviço têm se repetido nos últimos meses na capital amazonense.
Em maio, o Instituto de Defesa do Consumidor do Estado notificou a Claro/NET e também já havia multado a empresa em R$ 3 milhões e seiscentos mil por um apagão de sinal ocorrido em fevereiro. Em março, o Procon notificou a Vivo e a Tim por conta dos apagões de internet e de telefonia.
De acordo com Nicolas Gomes, Presidente da Associação dos Advogados Defensores do Consumidor Amazonense, com os apagões, os consumidores são prejudicados de diversas formas.
A Associação dos Advogados Defensores do Consumidor Amazonense não tem notícia de ação coletiva sobre o problema, mas consumidores estão ingressando individualmente contra as operadoras.
Segundo Nicolas Gomes, que também é da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, a situação pode estar ocorrendo em outros estados da Região, onde faltam escritórios das empresas e existem apenas lojas para comercialização dos produtos.
Nossa produção tentou contato com a TIM, Vivo e Claro, mas ainda não obteve resposta. O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu no início de janeiro com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em Brasília, para tratar, entre outros temas, da expansão da internet para o interior, por meio da instalação de cabos de fibra óptica através dos projetos Amazônia Conectada e Norte Conectado.
De acordo com a Associação Brasileira de Internet, 83% dos usuários da Região Norte têm acesso à internet, sendo que 18% acessa exclusivamente pela rede móvel e 20% apenas por Wi-Fi.
*Com informações da Rádio Nacional de São Luis / EBC