Forças Armadas realizam demonstração simulada de operação militar
Quase uma semana depois que a Marinha promoveu um desfile de carros blindados e armamentos na Esplanada dos Ministérios, o Presidente Jair Bolsonaro participou, nesta segunda-feira (16), da Operação Formosa, o maior treinamento militar da Marinha, no Brasil.
A cerca de 80 Km de Brasília, a operação da Marinha ocorreu na cidade de Formosa, Goiás. Por lá, mais de 2.500 militares das forças armadas participaram do exercício, com simulações de conflitos e utilização de veículos, como ambulâncias militares, aviões, tanques, paraquedas e armamentos.
Considerada uma operação militar de alta complexidade, a operação Formosa acontece desde 1988 e o Presidente da República costuma ser convidado para a exibição. No entanto, este ano foi a primeira vez em que o convite foi feito com a presença dos veículos no centro do poder, em Brasília, na Esplanada dos Ministérios.
A operação Formosa prepara o Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, para situações de rápida reação e de caráter anfíbio e expedicionário. O presidente Bolsonaro chegou a participar de um lançamento simbólico disparou tiros de canhão, ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Também conheceu as instalações da unidade avançada de trauma. O local é uma simulação para atender casos de militares feridos, inclusive com gravidade. O presidente esteve acompanhado por ministros e parlamentares, durante toda a operação.
*Com informações da Rádio Nacional de Brasília/EBC