setembro 15, 2024

INSS passa a fazer perícia médica a partir do próximo dia 16


Já pensou em não precisar ir pessoalmente a uma agência do INSS para fazer uma perícia médica? A partir do dia 16 de novembro, isso será possível, já que começa um projeto piloto de perícia médica por telemedicina. A princípio, essa experiência irá até 31 de janeiro do próximo ano. A iniciativa atende a determinação do Tribunal de Contas da União.

As empresas interessadas precisam preencher um termo de adesão pelos meios eletrônicos do INSS. Já os trabalhadores que desejarem realizar a perícia médica por telemedicina poderão procurar a empresa onde trabalham para saber se ela aderiu à proposta.

Então, como serão as consultas? O empregado vai precisar ir até a empresa, onde trabalha ou outro local por ela definido para participar da teleperícia. No início da consulta, um representante da empresa vai apresentar o perito e o trabalhador. Logo depois, ficarão apenas os dois na realização da perícia médica.

Essas consultas à distância poderão ajudar pessoas como o pedreiro, José Vitorino. Ele entrou com um pedido auxílio doença, antes da pandemia da covid-19, mas até hoje não passou por uma perícia médica. Assim que soube da novidade da telemedicina, ele ficou meio desconfiado.

Antes da versão final da proposta, em que o trabalhador e o perito realizam a consulta, a previsão era que um médico do trabalho ficasse junto ao empregado da empresa, durante toda a perícia. A presidente da Associação Nacional da categoria, dra Rosylane Rocha, explica porque este ponto foi derrubado na versão final do texto.

Assim que o projeto piloto terminar no dia 31 de janeiro de 2021, os resultados obtidos serão analisados para avaliar sobre a continuidade ou não da telemedicina no INSS.

*Com informações da Rádio Nacional em Brasília/EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *