Instituições que dominavam ensino a distância perderam menos alunos


Desde o início da pandemia de covid, a procura por cursos a distância aumentou 50%. Mas, por outro lado, problemas. Tanto a taxa de inadimplência como a de evasão escolar cresceram. Os dados são de um estudo da Associação Brasileira de Educação a Distância.

De acordo com Betina von Staa, coordenadora da pesquisa, as instituições que já dominavam as tecnologias para o ensino a distância conseguiram perder menos alunos na pandemia.

Segundo Betina, essa modalidade foi a forma que as instituições de ensino tiveram para viabilizar a educação na pandemia e que, sendo favorável ou não a ela, esse formato segue como uma tendência.

O estudo traz ainda informações como o que levou os estudantes a desistirem das aulas: mais de 70% apontam a crise econômica, seguido de 47,1% a dificuldade dos alunos de se adaptar ao ensino remoto emergencial.

Para a pesquisa, foram ouvidas 51 instituições de ensino, sendo 78% do setor privado e pouco mais de 21% do setor público. O levantamento foi feito entre os dias 20 de março e 30 de abril e contou com a participação da maioria dos estados brasileiros.

Fonte: Rádio Nacional de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *