Instituto cadastra voluntários no DF para testar vacina da Johnson
Já começaram a ser cadastrados no Distrito Federal os voluntários que queiram participar dos testes da vacina contra a covid-19, produzida pela Johnson & Johnson.
Qualquer morador do DF e Entorno maior de 18 anos pode ser candidato. O protocolo é diferente de outros testes clínicos em curso no Brasil, que só permitem trabalhadores da área da saúde.
Após a inscrição, os selecionados passarão por uma avaliação clínica. Os selecionados serão submetidos a alguns testes para apontar se já foram contaminados pela covid-19 e se já possuem anticorpos. Somente quem não teve a doença passa para a próxima fase
Os testes clínicos serão iniciados já no próximo mês. O Instituto L2IP foi o escolhido para coordenar a testagem em Brasília. O médico diretor do instituto, Eduardo Vasconcellos, explica que a vacina terá dose única com imunização duradoura.
A vacina da Johnson & Johnson está na fase 3, a última etapa. A expectativa é que os primeiros lotes da vacina estejam disponíveis no início de 2021, se comprovado que o medicamento é seguro e eficaz.
Pelo menos 60 mil participantes de vários países, entre eles Estados Unidos e África do Sul, vão receber o imunizante em caráter experimental. No Brasil, a empresa vai selecionar 7 mil voluntários. Quem quiser participar como voluntario deve preencher o formulário no site www.l2ip.org.
*Com informações da Rádio Nacional em Brasília