Morre a jornalista e apresentadora Glória Maria
Morreu nesta quinta-feira (2) a jornalista e apresentadora Glória Maria. Nascida em Vila Isabel, zona norte do Rio, Glória Matta da Silva teve seu primeiro estágio no programa do Chacrinha, nos anos 1960. Na TV Globo, apresentou diversos programas jornalísticos, entrevistou artistas, chefes de Estado e pessoas simples, do povo.
A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Para o Fantástico, a jornalista viajou por mais de 100 países, passando pela Europa, África e parte do Oriente.
Glória se definia como uma “pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa”, dizia Glória.
Nas redes sociais, fãs, colegas de profissão e autoridades lamentaram sua morte. A repórter Mariana Gross destacou o pioneirismo da colega de profissão e amiga. A ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, destacou que a jornalista sempre será lembrada como sinônimo de competência. “Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão”, escreveu a ministra.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, escreveu: “Mulher à frente de seu tempo, uma mãe exemplar, um ser humano com o coração do tamanho do mundo. O sorriso mais lindo do Brasil”.
O presidente Lula também lamentou a morte da jornalista. “Foi uma das maiores jornalistas da história da televisão, deixando sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”, destacou o presidente.
Em nota, a TV Globo informou que em 2019, a jornalista havia sido diagnosticada com um câncer de pulmão. Glória também sofreu metástase no cérebro. Em meados do ano passado, diz a nota, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias.
*Com informações da Rádio Nacional RJ / EBC