Operação desarticula quadrilhas que pirateavam conteúdo digital pago


Policiais civis de 10 estados cumpriram 25 mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (5), na fase 2 da Operação 404, para desarticular quadrilhas que fazem retransmissão ilegal de conteúdo pago, popularmente conhecido como “gatonet”.

A operação ocorreu nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Dez dos mandados foram no estado de São Paulo. A operação contou com a participação do Ministério da Justiça e das embaixadas dos Estados Unidos e Reino Unido.

Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, o Ministério da Justiça conseguiu o bloqueio e suspensão de 252 sites e 65 aplicativos. Além disso, a Justiça determinou que estes sites e aplicativos sejam desindexados de sites de busca.

Os usuários não foram alvo desta operação, no entanto, Alessandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas, alertou para que os consumidores não utilizem o serviço por gerar prejuízos à economia formal do país, além de trazerem riscos à sua própria segurança cibernética.

Os investigados vão responder pelos crimes de violação de direitos autorais, que prevê pena de 2 a 4 anos de prisão.

*Com informações da Rádio Nacional em SP/EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *