Polícia Civil desmantela quadrilha que praticava crime de sextorsão


Um tipo de crime virtual chamado sextorsão está fazendo muitas vítimas. Funciona assim: uma quadrilha, ou um criminoso publica fotos íntimas de uma mulher jovem, para fisgar a vítima. Depois, começam a conversar por mensagens, até trocar fotos íntimas. Então, começa a chantagem. o chamado “golpe dos nudes”.

Uma quadrilha que aplicava esse tipo de golpe foi desmantelada na semana passada, pela Polícia Civil do RS. Foi a Operação X-Con, que investiga a organização criminosa especializada no “golpe dos nudes”. Os criminosos atuavam em vários estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins e Pernambuco.

O delegado regional da Polícia Civil do RS, Mário Souza, disse que a operação X-Com começou a partir de denúncias de dezenas de pessoas. Ele explica como funciona a chantagem.

“Os criminosos se organizam. Criam falsas mulheres na internet, perfis falsos, abordam homens. Após uma conversa mais íntima, alguma troca de fotos ou vídeos, o golpe está fechado”, detalhou.

Fique esperto para não cair nesse tipo de golpe! A polícia dá as dicas: desconfie de solicitações de amizade nas redes sociais de pessoas que você não conhece; evite conversar por telefone com pessoas que utilizam prefixos e números desconhecidos; e principalmente, não troque ou compartilhe fotos íntimas pela internet. Caso seja chantageado, procure a polícia e registre a queixa.

*Com informações da Rádio Nacional DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *