novembro 7, 2024

Veja quais são os documentos exigidos para a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade

Nova carteira de identidade tem QR code, CPF como número principal e deve ‘aposentar’ RG; veja como tirar o documento.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI), lançada desde janeiro deste ano, unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação através do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Essa unificação visa melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e reduzir fraudes no Brasil, segundo o governo.

A nova CNI apresenta um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, além de facilitar a identificação em caso de roubo ou extravio.

O CPF substitui o RG como número único de identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos, conforme determinado pela Lei nº 14.534/2023. Com isso, o RG tende a ser gradualmente descontinuado nos cadastros.

Embora o RG antigo, com impressão digital, mantenha validade até 2032, o governo federal está acelerando a adoção da nova carteira de identidade digital.

Para obter a nova CNI, o requerente precisa apresentar certidão de nascimento ou casamento, seja em formato físico ou digital.

A primeira via e renovações são gratuitas, tanto em papel quanto pelo aplicativo GOV.BR, de acordo com a Lei 7.116/83. A segunda via tem custo variável conforme o estado e há opção de emissão em policarbonato com taxa adicional.

A emissão da nova identidade ocorre nas Secretarias de Segurança Pública dos estados brasileiros e no DF. Fique atento !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *