Artigo: Discordo, em parte, do grande filósofo Aristóteles

Ruy Matos

Um dos maiores pensadores da Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles é autor de um célebre pensamento : “ Só existe uma maneira de evitar as críticas: não fazer nada, não dizer nada e não ser nada. Os três verbos, em destaque, me levaram a filosofar e a discordar, em parte do nobre preceptor do grande Alexandre da Macedônia.

Somos criticados em quaisquer circunstâncias. Se fazemos alguma coisa, somos criticados; se não fizermos nada, também seremos criticados. Se dizemos alguma coisa, somos criticados; se ficarmos calados, somos  criticados por outros tantos.

Cada vez mais compreendo que os relacionamentos humanos são cada vez mais complexos. Se não somos nada, somos criticados pela nossa insignificância existencial; se somos importantes (numa dimensão social), também somos criticados.

Justificada a minha parcial discordância, aprendi, na manhã de hoje, algo muito interessante: um cachorro de rua, que trato com carinho, faz uma grande festa ao me ver. Como um ser irracional, ele não está preocupado com o que eu digo, sou ou faço no meu cotidiano.

Além disso, me faz companhia, sem cobranças de nenhuma sorte, em muitos momentos. Coisas que a vida nos ensina e nos torna melhores seres humanos a cada dia. No mais, tenho dito!

Ruy Matos: Pastor, professor e jornalista. Editor e presidente do A FOLHA DE NORDESTINA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *