Câmara dos Deputados aprova cassação do mandato da deputada Flordelis
O plenário da Câmara dos Deputados cassou, nesta quarta-feira, o mandato da deputada Flordelis, do PSD do Rio de Janeiro, por quebra de decoro parlamentar. Foram 437 votos a favor, sete contrários e 12 abstenções.
Ela é acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, morto com mais de 30 tiros em junho de 2019. O relator do caso no Conselho de Ética da Câmara, deputado Alexandre Leite, do Democratas paulista, afirmou que a deputada quebrou o decoro, entre outros motivos, por tentar coagir testemunhas e ocultar provas durante a apuração dos fatos.
Ele sustentou que há provas suficientes para levar à perda do mandato. Ainda segundo o relator do caso, o assassinato teria como objetivo afastar o marido da vida política e financeira da família. A deputada Flordelis se manifestou no plenário e disse ser inocente.
O advogado da parlamentar, Jader Marques, afirmou que ela está sendo perseguida e disse que o marido dela teria sido assassinado pelos filhos como vingança por supostos abusos sexuais. Flordelis perdeu o mandato que conquistou em 2018 com mais de 196 mil votos. Ela foi a quinta deputada federal mais votada no Rio de Janeiro.
*Com informações da Rádio Nacional de Brasília