outubro 15, 2024

Carteira de Estudante já pode ser baixada por aplicativo na internet


Estudantes de todo Brasil já podem baixar a carteirinha estudantil digital, totalmente gratuita. O aplicativo ID Estudantil está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Com o documento, é possível pagar meia entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

Mas, para baixar o aplicativo, é necessário estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino e com dados inscritos no SEB, o Sistema Educacional Brasileiro. As escolas, faculdades ou cursos são os responsáveis por enviar os dados ao Ministério da Educação. Seiscentos mil alunos já estão inseridos no sistema.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, lançou a nova identidade nesta segunda-feira. A expectativa é que fraudes no setor diminuam, já que todas as informações estarão integradas no sistema do ministério.

Mas os documentos emitidos por associações estudantis continuam válidos. O presidente do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes, detalha como será o processo para evitar fraudes.

O presidente da UNE, a União Nacional dos Estudantes, Iago Montalvão, destaca que o sistema de emissão das carteirinhas da entidade é seguro. Mas reconhece que existem instituições que não representam os estudantes e aproveitam para ganhar dinheiro.

Os alunos interessados na carteira de identificação digital, com18 anos ou mais, devem tirar uma foto do próprio rosto e da carteira de identidade ou da CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, para incluir no aplicativo. O envio das duas fotografias servirá para comparação de dados. No caso dos estudantes menores de idade é necessária autorização dos responsáveis legais. 

O governo federal vai pagar R$ 0,15 para emitir cada identidade. As carteirinhas de entidades estudantis como a UNE custam cerca de R$ 0,35 para quem adquire. A partir de janeiro de 2021, as instituições de ensino também poderão emitir a carteirinha digital e cobrar ou não pelo documento.

Com informações da Rádio Nacional Brasilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *