Em homenagem a Rui Barbosa, Dia da Cultura é celebrado


Quem anda pelo centro de Salvador, no Campo da Pólvora, certamente já usou o Fórum Rui Barbosa como referência para localização. Mas a história por trás do nome do jurista baiano poucos conhecem. Jornalista, político, um dos grandes pensadores brasileiros, hoje, 5 de novembro, Rui Barbosa completaria 172 anos. A data marca também o Dia Nacional da Cultura.

Para dar ao povo baiano a sensação de pertencimento à trajetória de Rui Barbosa, o músico Marcos Santana compôs o hino Águia de Haia, como parte do projeto Memória Viva, que pesquisa o legado do jurista.

Nas páginas do romance O borbulhar do gênio, do escritor baiano Saulo Dourado, a figura de Rui Barbosa ganha um tom divertido, ao narrar uma possível amizade e os conflitos entre o jurista e o poeta Castro Alves. O escritor destaca que a obra quebra alguns estereótipos sobre o jurista.

Mas a história do jurista baiano que fez diferença na cultura e política traz alguns posicionamentos questionáveis, como despacho ordenando a destruição de documentos referentes à escravidão.

Apesar das críticas, a historiadora Wlamyra Albuquerque explica que a estratégia política não afeta a memória e pluralidade de Rui Barbosa. Desde 1970, 5 de novembro, aniversário de Rui Barbosa, é constituído por meio de lei federal como o Dia da Cultura.

*Rádio Nacional/EBC em parceria com à Rádio Educadora FM de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *