Mais de 7 mil agentes públicos tiveram contas reprovadas pelo TCU
Mais de sete mil gestores públicos tiveram as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União. A lista com os nomes foi entregue nessa segunda-feira (14) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso.
A relação será compartilhada com os Tribunais Regionais Eleitorais, a quem cabe julgar os pedidos de registro de candidaturas nas Eleições Municipais de 2020. O presidente do TSE ressaltou que a Justiça Eleitoral vai aplicar a lei.
A região Nordeste encabeça a relação com 2.924 nomes, seguida pela região Sudeste, com 1.685 gestores na lista. Já a região Sul tem o menor números de gestores com as contas reprovadas: 582 pessoas.
O presidente do Tribunal de contas da União, José Mucio Monteiro, destaca que muitos gestores estão na relação porque simplesmente não prestaram contas. A entrega da lista do Tribunal de Contas ao TSE, faz parte do calendário eleitoral.
Segundo o TCU, a lista é dinâmica, os números podem sofrer alterações diariamente. Os dados são públicos e qualquer pessoa pode fazer a consulta pelo site: contasirregulares.tcu.gov.br
*Com informações da Rádio Nacional em Brasília