Ministro do STJ manda soltar ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho


O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho foi solto neste domingo (22). Ele tinha sido preso preventivamente na quinta-feira (19), em um desdobramento da Operação Calvário, que investiga o desvio de R$ 134 milhões em verbas públicas da saúde.

A decisão de soltar o ex-governador foi do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho, que considerou as provas insuficientes para manter a prisão. Para o Ministério Público Federal, Ricardo Coutinho deveria ter continuado preso, porque teria atuação “fortíssima” na liderança da organização criminosa.

O ex-governador tinha sido preso por decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba, que destacou a “aparente influência e amizade” de Coutinho com pessoas de poder político. Já o ministro do STJ Napoleão Nunes considerou inaceitável que uma prisão se apoie em “situações aparentes”.

Além de Ricardo Coutinho, o habeas corpus beneficiou outros três investigados: Francisco das Chagas Ferreira, David Clemente Monteiro Correia e Claudia Luciana de Sousa Mascena Veras. A decisão é liminar, ou seja, temporária, e vale até o julgamento que será feito a partir de fevereiro, na Sexta Turma do STJ.

Com informações da Rádio Nacional em Brasilia/EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *