Saiba como justificar seu voto por aplicativo, site ou presencialmente

Para justificar seu voto pelo site do TSE é simples. Basta entrar no site e ir até a opção de justificativa eleitoral. Se preferir, você pode clicar aqui. Para justificar o voto, o eleitor deverá informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar o motivo da ausência e anexar documentação comprobatória digitalizada, que pode ser seu RG, por exemplo.

C
omo justificar pelo aplicativo? 

Além do site, existe ainda uma opção ainda mais prática para realizar sua justificativa eleitoral, caso não consiga ir às urnas no dia do pleito, que é pelo aplicativo ‘E-título’.  

Por enquanto, o aplicativo só aceita as justificativas depois do dia da votação, como também ocorre no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a Justiça Eleitoral ainda trabalha em uma atualização que irá permitir a justificativa nos dias de eleição, em novembro. E para fazer sua justificativa pelo app é muito fácil. Veja o passo a passo a seguir:

1- Baixe o aplicativo em seu celular
2- Faça o cadastro no aplicativo
3- Vá em “mais opções”
4- Clique em “justificativa de ausência”

5- Depois, o usuário terá que preencher qual eleição gostaria de justificar sua ausência (a eleição de 2020 estará disponível), sua justificativa para não ter votado e o seu e-mail

6- Por último, o usuário terá que anexar documentos que provem que a justificativa para ausência na eleição é verdadeira. Após isso, a solicitação será julgada pela Justiça Eleitoral

Justificativa presencial 

Para quem ainda prefira justificar presencialmente, no dia da votação você pode se dirigir a qualquer seção eleitoral no horário entre 7h às 17h, e solicitar um formulário. Você deve preencher o documento com as suas informações e apresentar seu título de eleitor e/ou documento de identidade com foto.

O que acontece se eu não justificar?

1- Se o eleitor não justificar o voto, ele não fica com a situação eleitoral regularizada e uma multa é cobrada. O valor é de R$3,51, por cada turno ausente. Caso o cidadão não justifique ou não pague a multa, sua situação não fica regularizada com a justiça eleitoral.

2- Dentre as punições, por exemplo, está o impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, se inscrever em concursos públicos, renovar matrícula em lugares fiscalizados pelo governo, entre outros impedimentos caso a pessoa precise estar em dia com a justiça eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *