Falta vontade política para melhorar o abastecimento de água em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas é um dos 417 municípios do estado da Bahia, na região Nordeste do país. O município possui 164.290 habitantes, 93,44% localizados em área urbana e 6,56% em área rural. Trata-se de um importante município no contexto nacional e estadual.

Um dos graves problemas enfrentados pelo nosso município é a falta recorrente de água. Quem responde pelo atendimento à população é a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

Infelizmente, toda semana falta água em Teixeira de Freitas, sem falar quando a água chega suja nas torneiras. De qualquer forma, você, munícipe, não deixará de receber a conta no final do mês para pagamento.

Vale lembrar ainda que o sistema de abastecimento de água em Teixeira de Freitas possui mais de 74 anos de existência, sendo necessário um melhor planejamento e investimentos mais robustos para fazer frente à demanda de consumo.

Em um calor absurdo, com sensação térmica de 38°C, o teixeirense tem sofrido com o desserviço da Embasa, que, como disse um morador que não quis se identificar, “é eficiente em vir cortar a água, se atrasa alguns dias”.

A Embasa alega que está investindo em tecnologia e que, devido às mudanças na qualidade da água do manancial que abastece o município, fazem-se necessárias interrupções temporárias no sistema de abastecimento para ajustes no processo de tratamento da água.

Essas interrupções, mesmo que rápidas, influenciam as pressões e, quando combinadas ao alto consumo, provocado pelas altas temperaturas, a regularização completa tende a ser mais demorada.

Apesar deste posicionamento da Embasa, ainda prevalece a precariedade do abastecimento de água em diversos bairros da cidade. Não é um problema pontual de alguns bairros que padecem com a falta de água, trata-se de uma rotina recorrente a falta de abastecimento de água.

Outro problema recorrente é que o serviço de pavimentação realizado pelo poder público é posteriormente danificado pela empresa responsável pela manutenção da rede de água sem uma adequada recuperação do que foi danificado.

Os problemas são velhos conhecidos: falta de água e uma parcela significativa da população que não é atendida por rede de esgoto.

Minha sugestão é no sentido de que as autoridades locais façam um lobby pesado para captação de recursos governamentais para resolver de fato todas essas problemáticas.

Ressalto ainda que muitas cidades brasileiras têm enfrentado o problema da falta de água por meio da perfuração de poços artesianos. Isso ajudaria enormemente nossos cidadãos a amenizar os impactos da falta de água.

*Carlos Alberto é morador de Teixeira de Freitas (BA). Contatos via WhatsApp: (73) 9-9968.1853 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *